Epistemologia – Filosofia da Ciência (Post #1)

A Filosofia começa em espanto – Platão

Este é o primeiro post sobre Epistemologia – série em Filosofia da Ciência.

Hoje em dia, e cada vez mais, a Ciência assume um papel preponderante ou até mesmo dominante na sociedade. Ao ritmo e aos resultados que se produzem, um leigo de ciência não pode que louvar os factos trazidos pela Ciência. Não há dúvida que todo o corpo de conhecimento criado por todo o espectro académico tem tido resultados práticos. No entanto, há algo mais basilar a considerar do que puramente as consequências ou aplicações de algo. É simples o porquê:

  • Existe o caso de que algo seja feito pelas razões erradas e produza resultados úteis.
  • Existe o caso de que algo seja erradamente manipulado e produza resultados úteis.

Ou seja, não basta louvar. Por mais pessoas que possam ser salvas por uma vacina ou por mais preciso que seja uma medição da probabilidade de colisão de um cometa com a Terra, há que entender o método. Ultimamente, a questão centra-se na seguinte questão: o que é saber e em que circunstâncias se pode afirmar ter conhecimento. Esta parte do estudo da Filosofia é chamado de Epistemologia. Este ramo é um daqueles com uma extensão brutal: pensando nas diferentes instâncias em que se conjectura que tal conhecimento existe, repara-se que de facto, a palavra torna-se leviana e mesmo mundana. Quantas vezes dizes “Eu sei.”? O que significa saber, e como saber que se sabe?

Estas perguntas são tomadas como pedânticas. Um leigo em Filosofia ou, para o efeito lógico, de Matemática, talvez não percebe a gravidade da questão de não haver (ou de tal parecer ser o caso) uma perspectiva sobre esta área. Acontece que, se quisermos racionalizar as nossas crenças – por crença tomo qualquer proposição passível de ser corroborada – existem aquelas “verdades” que nos são difíceis de corroborar ou justificar. Ideias como “a Natureza é inteligível” ou “Sei que vou morrer”. Até que ponto a palavra – saber – que tão cabalmente usamos para demonstrar certeza não tem certeza de si mesma?

  • Qual é o papel que a pesquisa científica carrega e qual é a relação entre entidades científicas e a nossa compreensão da realidade?
  • O que é o Método Cientifico – ou mesmo se tal existe – ?
  • Que razões suportam a crença de que o método científico é apropriado?

A um nível mais metafísico, pode-se mesmo pensar:

  • O que faz uma entidade ser cientifica.
  • Que relação existe entre entidades científicas e o mundo comum.
  • Que razões existem para que acreditemos na existência de entidades científicas.

Estas são questões obviamente de cariz filosófico – e com isto não implico de maneira alguma que não sejam passíveis de ser confrontadas por um método epistemológico. (1)  Vamos deixar estas ideias (possivelmente concentrar nelas numa possível série em Epistemologia!) e vamos pensar na ligação mais lógica entre estas perguntas e Ciência.

A área de Filosofia da Ciência é extensiva mas talvez se possam encontrar questões de maior relevo.

  • A relação entre a Epistemologia e a Metafísica e o seu papel na Ciência.
  • A dinâmica entre Ciência e senso comum.
  • A racionalidade cientifica: em que maneira o corpo cientifico se organiza para produzir ou classificar conhecimento – toda a estrutura social da produção científica.

Para abrir o apetite, este vídeo introduz, ao alto estilo pós Victoriano Britânico, as ambições da Filosofia da Ciência, apresentado pelo grande Hilary Putnam – um dos grandes filósofos-matemáticos do século passado.

___________
(1) Ao mostrar esta “preferência” estou já a mostrar ter uma certa simpatia por correntes de pensamento naturalistas. Iremos certamente abordar a corrente do Naturalismo Filosófico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s